Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, professora e pesquisadora.

domingo, 11 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO

UMA EXPERIÊNCIA SURPREENDENTE

Analisar e buscar informações recentes e conhecer a história da EAD no Brasil foi uma experiência muito positiva para mim como professora, como tutora e, agora, como aluna da EAD à Distância. Quando iniciei minha pesquisa, a primeira busca ao Google me mostrou que há uma discussão entre linhas de pesquisadores que são contra e a favor da inserção da Educação à Distância no Brasil.
Ana Paula Damasceno
A maioria é professor e argumenta que a conectividade, a sinergia e motivação do encontro presencial não é encontrada nos modelos à distância e condena esta didática como enlatada, conhecimento sem retorno. Li, ainda, que a Educação à Distância enfrenta uma grande evasão, que o MEC tem reprovado muitas instituições e que este modelo não é condizente com a realidade do brasileiro.
No início concordei, ou melhor, entendi os pontos de vista. Mas passeando pela história do MEB, que foi um movimento pela educação que ocorreu no Brasil em plena ditadura militar, que foi interrompido por forças maiores, ou menores, comecei a repensar como esta prática pode ajudar milhares de brasileiros que não têm tempo, que não estão geograficamente amparados por professores realmente qualificados e como é possível aprender e ser o autor de seu próprio aprendizado.
Ainda penso que a educação presencial é mais motivadora, integra as pessoas e socializa o conhecimento quando incentiva a troca de experiências. Mas penso, por outro lado, que estamos em nova era, que a internet revolucionou a comunicação entre as pessoas, a logística, o mercado de trabalho e sem que percebêssemos apresentou novos, modernos, inteligentes e profissionais modelos de educação à distância.
Durante este período, naveguei em alguns blogs, os quais me permitiram aprofundar nas questões da Educação à Distância. São eles:






Nenhum comentário:

Postar um comentário